terça-feira, 3 de agosto de 2010

Enroladinho



Quem me conhece sabe que esses enroladinhos são a minha marca registrada!
Esses eu fiz no sábado, com meus sobrinhos aqui em casa, juntando com os meus filhos, enfim: não sobraram muitos para contar história! Ainda bem que eu consegui tirar fotos de alguns antes de serem devorados!
Eles são super gostosos, fáceis, macios e versáteis, pois é só mudar o recheio e o formato e vira qualquer outro salgado: esfiha, trança, rocambole...enfim, quem manda é o freguês!
É uma excelente idéia para mandar na lancheira das crianças, pois rende bastante e dá para congelar, descongelando apenas a quantidade que for usar!
Chega de merchan e vamos logo ao assunto:

Ingredientes Massa:
2 ovos
3 col (sopa) cheias de margarina 80% de gordura
2 tabletes (30g) de fermento biológico
3 col (sopa) rasas de açúcar
500 ml de água morna
1 col (sopa) cheia de sal
farinha de trigo até dar ponto (cerca de 1,2 kg)


Recheio:
32 salsichas cozidas e cortadas ao meio

Modo de Fazer:
Bater no liquidificador todos os ingredientes com apenas 2 xícaras de farinha.
Despejar numa bacia e ir colcando o restante da farinha até desgrudar da mão. Pode deixar um pouquinho pegajosa ao pressionar com o dedo. Deixar crescer coberto por um pano limpo dentro do microondas por 40 minutos (se estiver calor) ou 1 hora (se estiver frio).
Cortar em partes, abrir em retângulo, em uma superfície polvilhadacom farinha. Cortar, com o cortador de pizza ou a carretilha de cortar massa de pastel, em tiras de cerca de dois dedos de largura. Enrolar cada tira na salsicha, envolvendo de modo que vá transpassando a cada volta. Pode deixar as pontas da salsicha aparecendo.
Colocar na forma (não precisa untar nem enfarinhar) e deixar crescer até ficar bem fofinho e gordinho. (cerca de 1 hora e meia)
Pincelar gema e assar em forno pré-aquecido à 180 C.

Agora é só fazer e receber os elogios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário