quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Kurabie


Essa semana eu assisti ao filme "Falando grego". É uma comédia muito divertida e então fui procurar algo na net sobre culinária grega. Encontrei esses biscoitinhos e como amo fazer biscoitos, me aventurei. Fui até comprar uma garrafa de conhaque (me empenhei mesmo!), pois a receita pedia essa bebida.

O final é um sabor de biscoito amanteigado com conhaque! É um biscoito para adultos, visto que o gosto é mais forte. Fica muito bonito e vale a pena experimentar, até para colocar numa caixinha bonita e dar de presente. Imagina receber de presente, uma caixa com biscoitos gregos!

Eu procurei na net e fiz uma mistura de várias receitas que eu peguei em sites gregos, então fica difícil eu colocar aqui a fonte. (Não, eu não sei ler grego, usei o google tradutor mesmo) e vi um video no You tube de uma senhora fazendo kurabie passo a passo.

Vamos à receita:

400g de manteiga
1/2 copo de açúcar de confeiteiro
2 gemas
1 col (sopa) rasa de cravo em pó
1/2 xíc de cafezinho de Conhaque
100 de amêndoas picadas
4 a 5 xíc (chá) de farinha de trigo

Açúcar de confeiteiro e açúcar de baunilha misturados para polvilhar sobre os biscoitos.

Mode de Fazer:
Bater a manteiga até clarear. Acrescentar o açúcar de confeiteiro e continuar batendo.
Colocar então as gemas e bater um pouco mais.
Tirar da batedeira e colocar o cravo em pó, o conhaque e as amêndoas. Misturar com umas espátula e então ir colocando a farinha aos poucos.
Despejar sobre a pedra e ir misturando farinha até desgrudar das mãos.
Fazer bolinhas e apertar com o polegar e o indicador a parte de cima para dar forma aos biscoitinhos. Qualquer dúvida olhe o vídeo no you tube:

http://www.youtube.com/watch?v=oOuL5JEgdok

Assar em forno pré-aquecido e tirar do forno ainda branquinhos.
Passar ainda quente na mistura de açúcar de confeiteiro e baunilha.
Deixar esfriar e NHAC!

Beijos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Vivi, você deu a idéia de fazer o biscoitinho grago e dar de presente...seria o autêntico e verdadeiro presente de grego rsrsrsrsrs.
    Até eu queria um presente de grego desses. bjoo.
    Seu blog está ótimo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Esses biscoitos são realmente deliciosos,faço essa sua receita passo a passo.Mas só no Natal,o pessoal adora.

    ResponderExcluir