sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Pão Integral de Cerveja Preta

Pensa em um pão fofo e com 75% de farinha integral, ou seja, suuuuuper integral! Graças a fermentação da cerveja. E para aqueles que, como eu, não gostam de cerveja preta, fiquem tranquilos, pois não fica o sabor dela no pão. Mas fica todas as vitaminas que contém a cerveja preta, pois ela é rica em vitamina B9, fácido fólico e anti-oxidantes. Ou seja é muito bom para anemia.
Outro benefício desse pão é a quantidade de farinha integral. Veja que para um pão ser considerado integral pela Anvisa, tem que ter mais do que 50% de farinha integral. Coisa que a maioria dos pães "integrais" industrializados não tem, muitos nem mesmo tem farinha integral, o que tem é farinha branca adicionado farelo de trigo.
Você deve estar perguntando: qual a diferença?
A diferença é que o farelo de trigo não tem nenhuma vitamina, ele é só a casca moída do trigo que foi separada no processo da farinha branca. Ela só tem fibras.
Já a farinha integral, como o nome diz, é o trigo na sua forma íntegra, ou seja, inteiro (apesar de moido). Ele tem o germen do trigo que é extremamente nutritivo, rico em vitamina B1, E e ácidos graxos essenciais.

Não é um pão que fica muito bonito, mas para o dia-a-dia, na sua mesa de café da manhã, vale a pena. Além de ser macio, nutritivo é gostoso! e não vai ovos na receita, ou seja, menos colesterol!

Ingrediente:
180ml de cerveja preta (meia lata ou garrafinha)
2 col (sopa) de açúcar mascavo
1 col (sopa) rasa de sal
150ml de água morna
2 col (sopa) de margarina 80% lipídeos
1 xíc de farinha de trigo branca
3 xíc de farinha de trigo integral
1 envelope e fermento biológico seco
1 envelope de melhorador de pães (opcional)

Colocar nessa ordem na maquina de pão e acionar o botão "massas". Fazer todo o processo, depois de crescido, retirar com cuidado e colocar em uma forma de pão untada, arrumando ali. Deixar crescer mais um pouco. Assar em forno pre-aquecido.
Desenformar frio.
Se quiser pode assar na maquina de pão, mas eu acho que fica meio cascudo.

Se você não tiver máquina de pão, pode fazer no mesmo processo de confecção de pão caseiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário