quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Série "Resolução de Conflitos do Casal": 3.APRENDENDO A DISCUTIR


"Viviane! Você quer que eu discuta com o meu marido?"
Sim, eu quero! Mas também eu quero conceituar o que é "discutir".

Discutir não é brigar.

Discutir significa trocar idéias sobre o assunto. Creio que toda mulher, mesmo dentro do conceito bíblico de submissão (falaremos sobre isso em outra ocasião), pode dar opiniões sobre todos os assuntos, certo? Isso não significa que o outro tenha que acatar todas as suas opiniões. Mas você tem o direto de se expressar quando concorda ou não com algo.
Lembrando que a forma como você se expressa, pode ajudar muito para que essa opinião ser considerada.

Um casal maduro, discute (troca idéias) mas chega em um denominador comum. Quando ambos tem a Bíblia como regra de prática e fé, é mais fácil, pois ela é usada como base para formar as opiniões do casal. Talvez haja pontos de vistas diferentes, mas o mais importante não é ganhar a competição de quem está certo, e sim chegar a um acordo onde AMBAS as partes saem satisfeitas. Isso significa que os dois devem ceder em algo.
Uma esposa madura não faz bico, nem fica de cara amarrada esperando o outro advinhar o que passa dentro da sua cabeça. Sabe aquela cena: "Por que você está com essa cara, amor? E você responde olhando para o infinito: nada ( não esquecendo o tom de voz embargado ou irônico). Achar que falar só vai complicar é o maior erro que pode haver na resolução de conflitos. Reter para si, prejudica muito mais do que um bom diálogo. Importante frisar: tom de voz, momento oportuno e escolha das palavras são imprescindíveis em um bom diálogo.
E lembre-se: começar a conversa com disposição (objetivo) de resolver a questão e não de provar que o seu ponto de vista está certo!

Gostaria de deixar duas premissas importantes sobre resolução de conflitos do casal:

o

1. Um casamento duradouro resulta da capacidade do casal solucionar seus conflitos que são inevitáveis em qualquer situação.

2. A convicção de que a frase “nós nunca discutimos” é sinal de saúde conjugal, é errônea. Se o casal nunca discute, é sinal de que alguém nessa relação está engolindo sapo!

Carta de Paulo dirigida a Timóteo:

"Recomende essas coisas aos que você dirige e ordene severamente, na presença de Deus que não briguem por causa de palavras. Brigar não é bom, pois somente prejudica os que estão presentes. ..Evite os falatórios contraditórios aos ensinamentos cristãos, pois eles fazem com que as pessoas se afastem de Deus." 2 Timóteo 2:14 e 16

As suas discussões com seu cônjuge têm glorificado a Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário