sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Bolo cremoso de milho sem gluten


Bom, na verdade a minha dieta deveria ser com restrição de gluten. Mas vamos e convenhamos, não é fácil tirar o pão. Isso porque eu não sou muito de comer pão embora goste de fazer.
Quando eu decido seguir a dieta sem gluten certinho, ou pelo meno tiro 80% do gluten da minha dieta, me sinto outra pessoa, bem mais leve e o meu abomen diminui considerávelmente aquele "estufamento" indesejável.
Como está chegando o verão, a gente acaba se obrigando a cuidar melhor desses detalhes de barriga, etc e tal (celulite, gordura localizada, enfim, o pacote completo!)

Hoje em homenagem a minhas amigas intolerantes a gluten, estou postando uma receita maravilhosa de bolo sem gluten. Muita fibra (pois vai milho debulhado), e se tiver intolerância à lactose pode substituir o leite de vaca por leite de soja ou leite 90% menos lactose.
Só que se você tem intolerância ao sabor do leite de soja, use o leite menos lactose, pois como vai muito leite na receita o sabor do soja ficará bem acentuado.

É facílimo de fazer, aproveite agora a época do milho:

Ingredientes:
3 ovos
2 colheres (sopa) de margarina 80% lipídeos
3 copos (requeijão) de leite
3 copos de milho verde cru (5 espigas debulhadas)
3 colheres (sopa) de farinha de arroz* (uso a marca Urbano, fácil de encontrar nos supermercados)
3 copos (requeijão) de açúcar
1/2 colher (sopa) de fermento

Bater tudo no liquidificador. Colocar em assadeira untada com margarina. Assar por aproximadamente 1 hora.

Dicas: se não couber tudo no liquidificador, deixe 1 copo de leite para misturar direto na forma, pois a massa fica bem líquida.

Coloque em uma forma alta, pois enquanto o bolo assa, ele sobe e pode derramar no forno.

*Se não quiser fazer sem gluten, pode substituir a farinha de arroz por farinha de trigo.

Fica igual aqueles bolos de milho que tem na feira, com gostinho de curau, só que mais gostoso...

Façam e comam com moderação!

beijos a todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário