segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Série "Resolução de Conflitos do Casal": 4. O VALOR DA MISERICÓRDIA

Há uns dias atrás, minha filha de 6 anos veio me mostrar a sua lição de casa, me perguntando se o que ela tinha feito estava certo. Quando eu vi, não pude conter a risada, e no final rimos juntas.



Achei tão engraçadinho que fotografei e mandei por email para alguns amigos e obtive vários retornos. Entre eles um me chamou a atenção, quando uma amiga disse: "Que engraçado! Para crianças a gente tem paciência com os erros e para com os adultos (no caso marido), a gente tem o regime de tolerância zero".
E isso me fez pensar no fato de como temos paciência com as limitações de outros, mas de nossos maridos exigimos a perfeição. E assim foi vagando meu pensamento com muitas idéias, entre elas essa que gostaria de compartilhar: a questão da misericórdia.
Misericórdia é a união da justiça mais a ternura. Se muitas vezes temos ternura (uma palavra tão delicada e ao mesmo tempo tão forte) com as crianças porque não podemos ter por nossos esposos diante de suas dificuldades e pecados ? Por que cobramos demasiadamente uma perfeição que nem mesmos nós atingimos?

No conflito do casal, há algumas verdades:

1. NÃO É A EXISTÊNCIA DE DIFERENÇAS, E SIM A AUSÊNCIA DE MISERICÓRDIA , QUE AS TORNA IRRECONCILIÁVEIS".
2. CASAMENTOS FELIZES SÃO CONSTRUÍDOS SOBRE MISERICÓRDIA DISPENSADA.
3.A MISERICÓRDIA DERROTA O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO
4. A MISERICÓRDIA TRIUNFA SOBRE O JULGAMENTO
5. A MISERICÓRDIA NÃO MUDA A NECESSIDADE DE FALARMOS A VERDADE, ELA TRANSFORMA A NOSSA MOTIVAÇÃO (QUE DEIXA DE SER O DESEJO DE VENCER A DISPUTA CONJUGAL E PASSA A SER O DESEJO DE REPRESENTAR A CRISTO).
6. SE EXIJO MISERICÓRDIA DELE QUANDO EU ERRO, PORQUE RELUTO EM FAZER O MESMO
7. SE DEUS TEM MISERICÓRDIA QUANDO EU ERRO E ME ARREPENDO, QUEM SOU EU PARA NÃO TER MISERICÓRDIA DO MEU CÔNJUGE?


Em vez de usarmos a velha receita (despeje acusação na conversa, adicione uma xícara de defesa própria, misture olhares furiosos e asse em temperatura crescente: repetindo-o com frequência), usamos a nova receita orgânica: Misericórdia Magnífica!

"Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai" Lc. 6:36

Tenho agido com misericórdia com meu cônjuge e assim glorificado a Deus no meu casamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário