Eu sempre defendo que no casamento não pode haver segredos. Se não houver mentiras, não há motivos para desconfianças. Muitas vezes mentiras "inofensivas" ou pequenas omissões, podem levar a desentendimentos quando vindos a tona. Ninguém gosta de se sentir enganado, principalmente pela pessoa que amamos.
O nosso cônjuge deve ser o nosso cúmplice. Se estamos "tramando algo" que seja com ele. O nível de conversa que você tem com seu cônjuge denuncia em que grau de intimidade está seu relacionamento.
Existem 5 níveis de comunicação no casamento. Veja em qual você se enquadra:
Nível 1
Compromisso pessoal e completo: não há segredos tanto no passado, como no presente. Tudo é compartilhado, mesmo as emoções mais íntimas ou até mesmo passageiras como frustração, invejas, saudades, perdas.
Nível 2
Sentimentos e Emoções: Fala-se com facilidade de sentimentos, mas aqueles que podem gerar conflitos são evitados em nome da harmonia do casal.
Nível 3
Idéias e Julgamentos: compartilha-se planos para os fillhos , construção da casa, férias, final de semana na casa dos pais. As conversas se resumem na vida dos filhos ou de outras pessoas próximas.
Nível 4
Comunicando Fatos: "Hoje vence o condomínio, não esqueça de deixar o cheque". " A Dona Eulália, faleceu, o filho ligou para comunicar-nos. Mas lhe disse que não podemos viajar para irmos ao velório, porque você tem um CURSO da empresa nesse final de semana".
Nível 5
Conversa Clichê: Conversa de Elevador. "está quente hoje, espero que chova". "Como estão caras as coisas do mercado". Normalmente a resposta é um monossílabo: sim, não, é...
Em qual nível você e seu cônjuge se encontram? O que precisa ser resgatado para que haja o nível 1 como sendo padrão no seu casamento?
"A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra." Provérbios 12:25
A intimidade no seu casamento tem glorificado a Deus?
Nenhum comentário:
Postar um comentário