quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Série "Resolução de Conflitos do Casal": 2.CUMPLICIDADE DO CASAL


Eu sempre defendo que no casamento não pode haver segredos. Se não houver mentiras, não há motivos para desconfianças. Muitas vezes mentiras "inofensivas" ou pequenas omissões, podem levar a desentendimentos quando vindos a tona. Ninguém gosta de se sentir enganado, principalmente pela pessoa que amamos.
O nosso cônjuge deve ser o nosso cúmplice. Se estamos "tramando algo" que seja com ele. O nível de conversa que você tem com seu cônjuge denuncia em que grau de intimidade está seu relacionamento.
Existem 5 níveis de comunicação no casamento. Veja em qual você se enquadra:

Nível 1
Compromisso pessoal e completo: não há segredos tanto no passado, como no presente. Tudo é compartilhado, mesmo as emoções mais íntimas ou até mesmo passageiras como frustração, invejas, saudades, perdas.

Nível 2
Sentimentos e Emoções: Fala-se com facilidade de sentimentos, mas aqueles que podem gerar conflitos são evitados em nome da harmonia do casal.

Nível 3
Idéias e Julgamentos: compartilha-se planos para os fillhos , construção da casa, férias, final de semana na casa dos pais. As conversas se resumem na vida dos filhos ou de outras pessoas próximas.

Nível 4
Comunicando Fatos: "Hoje vence o condomínio, não esqueça de deixar o cheque". " A Dona Eulália, faleceu, o filho ligou para comunicar-nos. Mas lhe disse que não podemos viajar para irmos ao velório, porque você tem um CURSO da empresa nesse final de semana".

Nível 5
Conversa Clichê: Conversa de Elevador. "está quente hoje, espero que chova". "Como estão caras as coisas do mercado". Normalmente a resposta é um monossílabo: sim, não, é...


Em qual nível você e seu cônjuge se encontram? O que precisa ser resgatado para que haja o nível 1 como sendo padrão no seu casamento?

"A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra." Provérbios 12:25


A intimidade no seu casamento tem glorificado a Deus?


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Série "Resolução de Conflitos do Casal": 1.COMUNICAÇÃO HUMANA


Esse é o primeiro artigo da série "Resolução de Conflitos do Casal". Prometo, que vou postar mais frequente a sequência, para não se perder no meio!
Inauguraremos a série com o assunto "Comunicação Humana".
Muitos dos conflitos são iniciados devido a problemas na comunicação. Já que em uma conversa há:
1. O que você quis dizer.
2. O que você realmente disse.
3. O que a outra pessoa ouve.
4. O que a outra pessoa pensa que ouve.
5. O que a outra pessoa disse sobre o que você falou
6. O que você acha que a outra pessoa disse sobre o que você falou.

Ich! Complicou tudo!!! (Foi o que você pensou). Que nada!
A Comunicação Humana é complicada se estivermos de má vontade para entender o outro. Mas se entendemos o casamento como algo que queremos preservar e promover, nos esforçaremos para salvá-lo. E mais ainda se entendermos que foi Deus quem idealizou o casamento, desde o primeiro lá no Eden até o seu e o meu, hoje, nos dedicaremos mais ainda para agradá-lO. Pois o NOSSO CASAMENTO DEVE, EM TUDO, GLORIFICAR A DEUS.

Outro aprendizado importante sobre a comunicação humana é o tom de voz nas conversas.Em Provérbios 15:1 diz: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.".
A forma como falamos fala muito mais do que falamos. Exagero? Não . Veja essa estatística:
55% da comunicação corresponde as formas não verbais de se comunicar (gestos, expressões faciais, corporais, etc)
38% da comunicação corresponde ao tom de voz
e apenas 7% corresponde ao conteúdo.

Em outras palavras, cuide com o que você fala e também como você fala. O que você transparece no seu olhar, na suas expressões, no tom da sua voz, pode machucar tanto quanto ou até mais do que aquilo que você diz.

A sua forma de falar com seu conjuge tem glorificado a Deus?

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fofuras de Goiabada



Parece até que eu não tenho criatividade...mas é que essa massa é tão versátil que eu vou colocar mais uma receita que dá para fazer com ela. Estou falando da massa do enroladinho (de salsicha, banana, etc). Só que dessa vez eu não vou postar a receita da massa novamente. Clique aqui e você terá a receita da massa do enroladinho.

Depois que deixar crescer, separar bolinhas, abrir na mão e colocar pedacinhos de goiabada dentro. Fechar e bolear com as duas mãos até ficar uma bolinha uniforme. Deixar crescer na forma e quando tiver dobrado de volume, pincelar gema e assar.

Para uma receita de massa você usa 400g de goiabada.

Ou então, para não ficar monótono, você pode dividir a massa em três e fazer os enroladinhos de salsicha, de banana e as bolinhas de goiabada!

Hummm, já fiquei com vontade de comer de novo!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

E viveram felizes para sempre...


Alguém já ouviu falar do que aconteceu com a Cinderela depois de 1 ano casada com o Príncipe? E a Branca de Neve? A Rapunzel? Tudo o que a gente sabe é que viveram felizes para sempre! Você deve estar pensando: é porque elas casaram com o Príncipe Encantado e não com o sapo, como eu!
Essa visão fantasiosa do casamento permeia a mente de todas as noivas: "eu vou casar e tudo vai dar certo" (como que por inércia). Ou então: "ele tem esses defeitos, mas deixa comigo, depois que casar eu mudo ele".
Doce ilusão.
Na verdade o casamento em si traz os seus conflitos justamente pelas diferenças de culturas, pensamentos, gostos, crenças, etc. Imaginar que não haverá conflitos, não contribui em nada, pelo contrário, dificulta muito quando o conflito começa a surgir, pois não houve um preparo prévio.
Você vai me dizer: "espere aí, Viviane! Você que eu me prepare para um possível conflito antes mesmo dele aparecer? Você está querendo arranjar problemas onde não tem!"
Não amiga, eu estou querendo te ajudar a amadurecer e a perceber a vida como ela é na vida real e não em contos de fadas. O fato de haver conflitos não significa que um casamento não é saudável. Justamente é o oposto, haver divergências é normal. A diferença está em COMO ESSE CASAL RESOLVE OS CONFLITOS.
Na próxima postagem iniciarei uma série sobre
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO CASAMENTO.
E no meio dessas série, continuarei postando algumas recetinhas, para adoçar o seu relacionamento!

Beijos a todas!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Bolo de Fubá com Laranja


Fiz hoje e já foi a metade! Muito gostoso e fofinho! Um leve gostinho de laranja no final dá um toque ao bolo de fubá. É um bolo daqueles para fazer quando a gente está com preguiça, pois é só misturar tudo na tigela e por para assar!

Faça e depois me diga como ficou!

Bolo de Fubá com Laranja


Ingredientes

3 Ovos inteiros
1/2 copo (tipo requeijão 250 ml) óleo
1 copo (tipo requeijão 250 ml) açúcar
1 copo (tipo requeijão 250 ml) suco de laranja
1 copo (tipo requeijão 250 ml) fubá
1 copo (tipo requeijão 250 ml) farinha de trigo
1 colher de sopa fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de fazer:
Numa tigela bata ligeiramente os ovos edepois coloque o óleo, o açúcar e o suco de laranja. Bata bem.
Depois ponha sobre esta mistura os demais ingredientes e misture até formar uma massa homogênea.

Leve para assar em forno pré aquecido por 10 minutos até dourar o bolo.

Beijos a todas!